Câmara realiza última sessão do semestre e aprova lei que regulamenta Miracaxi
Publicado em: 28/06/2017 ás 12:32:00 Autor: Mira Jornal Fonte: Mira Jornal

Familiares de vereadores estiveram presentes, como o acadêmico de Direito, Domingos Aguiar, pai do vereador Cirilo Douglas, que mereceu dele palavras de agradecimentos por acreditar e estar sempre junto em sua vida.

Tempo hábil - Após a leitura da ‘ordem do dia’ o vereador e médico, Dr. Ricardo/PSD reclamou sobre os recebimentos das proposituras, praticamente em cima da hora, sem que haja tempo hábil para analise.

Sinalização - Durante a discussão sobre a temporada de praia e o Miracaxi, o vereador Núbio Gomes/PSD pediu ao líder da situação, Natan Fontes/PMDB, que fale com o prefeito Moisés Costa/PMDB sobre a sinalização para a temporada de praia e o Miracaxi, fato reforçado pelo vereador Nasci da Ótica/PSD que lembrou que o Rio Tocantins também necessita de sinalização para banhistas e navegação.

Ofícios – Após cobranças na segurança da temporada de praia e Miracaxi, foram lembrados os requerimentos aprovados, como Unidade do Corpo de Bombeiros, Samú, entre outros. O presidente da Casa, vereador Edilson Tavares/PMDM, ordenou que a assessoria parlamentar fizesse ofícios específicos para que ainda naquela noite os edis assinassem, para reforçar os pedidos nas proposituras aprovadas e ainda sem solução.

Água para Zona Rural - Outra questão discutida foi a falta d’água em algumas regiões da zona rural. Fato comentado por Nasci e também o vereador Irmão Didan/PSB, que assegurou que uma das principais carências da zona rural é a falta d’água. Na oportunidade foi sugerida a contratação de mais um caminhão Pipa, além dos consertos de bombas d’água e pagamento de energia elétrica cortada em um assentamento. Os locais mais sofridos com a falta d’água, segundo os vereadores é a Ilha da Ema, Serrana, Vitoria. Natan garantiu que o prefeito está sensível a situação e que já consertou o segundo caminhão Pipa e que está em busca de um terceiro. O presidente Edilson Tavares arrematou a discussão informando que, de acordo com Moisés Costa, já na manhã seguinte (27) um novo caminhão Pipa estaria à disposição para abastecimento de água. Na oportunidade o vereador Pedro da Farmácia/PRP, elogiou o prefeito, “Temos que reconhecer que o prefeito tem resolvido os problemas que aparecem”.

Protocolo - Ainda na sessão o vereador Branquinho do Araras/PT, cobrou o Protocolo Ambiental para ser entregue ao Naturatins e sugeriu a data desta quarta-feira (28), “Há mais de oito anos que Miracema não apresenta o Protocolo Ambiental, fazendo com que o município tenha muitas perdas com isso”, reclamou.

Maria Bala – A vereadora Maria Bala/PSL, bastante emocionada em seu pronunciamento, agradeceu aos pares, funcionários da Casa e a todos que ficaram solidarizados com o momento difícil que atravessa – sua filha Rafaela está internada no Hospital do Câncer, em Barretos/SP - e que “Eu estou aqui, mas meu coração está em Barretos com a minha filha”. Bala lembrou que nesta quarta-feira (28) completa 51 anos, mas que o momento não é para comemorar e que vai aproveitar o recesso de julho para estar com Rafaela.

A Câmara Municipal aprovou na noite desta segunda-feira, 26, as seguintes proposituras:

Executivo
O Projeto de Lei (PL) nº 022/2017 que dispõe sobre o Miracaxi, regulamenta a micareta da primeira capital do Estado com objetivo de disciplinar as ações, direitos e obrigações a serem observados durante o período de realização do Carnaval Fora de Época de Miracema do Tocantins;
Os PL’s 023 e 024 autorizam a abertura de crédito especial no orçamento do exercício do corrente ano para manutenção do CREAS e do Conselho Tutelar;
Já o PL 025, dispõe sobre concessão de benefícios fiscais para a construção de unidades habitacionais de interesse social inseridas no programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal;
Ainda foi aprovado o PL 025 que autoriza conceder ajuda de custo de uma munícipe para tratamento de saúde em São Paulo.

Parlamentares
O vereador Cirilo Douglas/PRB requereu ao Executivo a construção de faixa de pedestre na Rua |Osvaldo Vasconcelos, em frente ao Centro Educacional Mundo Feliz; e ainda a instalação de ‘wi fi’ gratuito na Praia Mirassol, durante a temporada 2017.
O vereador Adilson do Correntinho/PV requereu com urgência um caminhão Pipa exclusivo para o Programa Municipal de Controle do Uso do Fogo.
Já o líder do prefeito na Câmara, vereador Natan Fontes/PMDB requereu ao Executivo o envio de maquinário para recuperação da estrada que liga Miracema ao Posto Tupi, como também as estradas vicinais daquela região.