• Conheça a Câmara
  • História da Câmara

História da Câmara Municipal de Miracema do Tocantins

A história da Câmara Municipal, se confunde com a história do município que foi criado em 25 de agosto de 1948.

O nome Miracema se origina do latim “mirante”, quer dizer mirar, olhar e do sufixo tupi guarani “cema” igual a água. A história do município começa na segunda década do século XX, quando Pedro Praxedes se transfere de Tocantínia para o outro lado do rio Tocantins, dando início ao plantio de cana-de-açúcar. A fertilidade de suas terras passa a ser então um ponto comercial para as mercadorias vindas do Norte, Nordeste e Sul do País, o que contribuiu para o desenvolvimento e abastecimento dos povoados do Norte goiano que se expandiam com as minas de cristal, principalmente, Pium e Monte Santo, na década 1940.

A região foi denominada Xerente e Bela Vista. Em 1948 o Distrito foi desmembrado de Araguacema, com a denominação de Miracema do Norte. O município está situado à margem esquerda do Rio Tocantins; em 1988, é elevado a categoria de capital provisória do Estado do Tocantins, recém criado, fato que modificou o ritmo do cotidiano por um ano. Mas, com a transferência da capital para Palmas, a agricultura volta a ser o centro econômico. Miracema é a maior produtora de abacaxi da região Norte do País.

É uma das cidades que atrai o maior numero de turistas para o período carnavalesco no Mirafolia ou no carnaval fora de época, o Miracaxi.